30/12/2013

Remember, remember

Eu sei que já faz um tempo desde que fiz a minha cirurgia, mas só agora encontrei tempo e vontade para escrever sobre ela, e de fato é algo que não quero simplesmente esquecer um dia, por isso, deixarei registrado aqui como foi.

A minha cirurgia foi marcada para dia 02 de setembro de 2013, e antes de concretizá-la, tive o prazo de um pouco mais de 1 mês para correr atrás. Não me lembro ao certo qual foi o momento em que decidi correr atrás da cirurgia, mas me lembro que fui até o Otorrino para aproveitar o plano de saúde da empresa e verificar algum tratamento contra rinite/sinusite, pois estava passando por uma forte crise.
Nisso, o médico que me atendeu olhou o meu caso e já disse o que a muito tempo eu sabia, que precisava fazer cirurgia para desvio de septo pois meu caso era muito acentuado e estava causando muitos transtornos de saúde, eu praticamente não respirava nada pelo nariz. Eu o questionei se ele poderia fazer essa cirurgia, porém, ele preferiu me recomendar para um outro médico para que pudesse analisar o meu caso e ver não só quanto ao desvio de septo, mas quanto a parte estética também, pois eu tinha uma calosidade causada por traumas (quebrei o nariz 2 vezes, e usava óculos direto, acabando por deformar).
Depois de um mês aproximadamente, resolvi ir atrás do dr. Daniel que foi quem fez minha cirurgia. Marquei a consulta e de primeira instância, ele foi curto e grosso, partindo direto para os detalhes. Me examinou e constatou que minhas vias nasais eram muito obstruídas devido ao desvio de septo, e que precisava fazer a cirurgia. Questionei sobre os custos, pois eu não tinha um centavo para gastar com tal, esperava que o plano de saúde da empresa cobrisse tudo. Ele me disse que o plano de saúde cobria a cirurgia de desvio de septo, mas a rinoplastia tinha altas chances de não cobrir, por se tratar a princípio de procedimento estético. Mediante a isso, no mesmo dia o dr. Daniel me deu encaminhamento para fazer hemograma completo, e eu fui lá e fiz, entregando para ele na semana seguinte. Achei estranho pois foi o único exame que ele solicitou. Não pediu nenhum raio x ou tomografia, mas tudo bem.
Quando entreguei os exames, ele verificou que minha saúde estava estável e já me deu os encaminhamentos para solicitar a liberação da cirurgia pelo meu plano de saúde. Entreguei no mesmo dia, e me deram o prazo de 10 dias para retorno, algo assim. Lembro que foi bem corrido, pois o exame de sangue tinha a validade de 30 dias, e a cirurgia já estava marcada para dia 2, o encaminhamento tinha que sair logo para que eu marcasse ainda o anestesista.
Acabou que durante esse período de análise do meu encaminhamento, foi solicitado que eu fizesse uma perícia com o médico responsável da minha cidade para verificar se a minha cirurgia realmente era necessária, e acho justo, visto que eu não iria pagar nada. Fui até a perícia, o médico me examinou, me fez perguntas, pediu permissão para tirar fotos para apresentar em seu laudo, pois também achava que eu precisava da minha cirurgia, e que não era só um caso estético, visto que eu sentia muita dor no nariz em si, devido as fraturas. 
Após toda a expectativa, por volta do dia 26 saiu a autorização da minha cirurgia, da qual eu levei no mesmo dia para o médico e já marquei o anestesista para sexta-feira, dia 30, pois a cirurgia seria na segunda-feira. Compareci no anestesista e foi a partir disso que comecei a me conscientizar de que a cirurgia estava mais próxima do que eu imaginava, e comecei a ficar com medo.
O anestesista disse que o pós cirúrgico era muito complicado, que eu poderia vomitar sangue e passar mal, visto que foi a segunda pessoa a me dizer isso, fiquei muito assustada, pois morro de medo (sim, medo) de vomitar. >__< Acabou que nada disso aconteceu, ainda bem!! Mas que o pós cirúrgico foi complicado, ah foi sim... enfim, vamos por partes.
Eis que chega dia 2 e minha cirurgia estava marcada para as 06:30 da manhã. Pediram para eu chegar antes, e eu cheguei por volta das 06:00h, dei entrada no hospital, fui colocar aquela roupinha de nudez, retirei todos os meus penduricalhos e fiquei aguardando com minha mãe até umas 07:20 da manhã, foi quando chegou a enfermeira preenchendo o questionário de alergia comigo pela milésima vez, e logo em seguida vieram me trazer um comprimidinho minúsculo e azul, para me dar sono. Tomei ele, e acho que uns 15 minutos depois, me lembro vagamente dos enfermeiros e minha mãe se esforçando para me tirar da cama em que eu estava deitada, no quarto de espera que por sinal era lindo, espaçoso, tinha TV, ar condicionado, geladeirinha e sofá para minha mãe descansar.
Depois disso, tenho memórias vagas de algo na minha garganta, uma máscara de oxigênio em mim e só.
Quando redobrei a consciência, já estava no meu quarto deitada, com um monte de cacareco na cara, injeções no braço e etc., não sentia dor nem nada, apenas a garganta muuuito irritada e uma coceira no pescoço. O enfermeiro chegou para trocar meu curativo e explicou que eu fui entubada devido a alguma coisa que não lembro direito, mas acho que tive reação alérgica a alguma coisa e fiquei sem ar na cirurgia, por isso meu pescoço estava todo empipocado também. Mas enfim, fiquei no hospital até bem de noite, e sai de lá de cadeira de rodas (foi divertido), pois estava muito fraca e mole por causa da anestesia. Fui pra casa com mamãe, que antes passou na farmácia para comprar os remédios. Eu conseguia falar normalmente, só que pausava mais para respirar, já que o nariz estava todo entupido. Fui pra casa e passei uma semana à base de remédios, dormir, trocar curativo, morrer de falta de ar, chorar por causa do catarro do nariz, cutucar com cotonete pra tentar limpar e respirar melhor, enfim, um sofrimento sem fim que acabou na semana seguinte quando voltei ao dr. Daniel para tirar o gesso.
Eu pensava que dentro do nariz ele tinha colocado tala/curativos porque sei lá, costuma ser assim, né? Mas não, ele tirou o gesso de uma vez junto com os curativos externos (fico toda dolorida só de lembrar ;-;), e nisso, como um milagre, o ar voltou a passar por entre meus buraquinhos nasais e a vida voltou a fazer sentido (pelo menos por uns 30 minutos, até inchar tudo e ficar meio ruim novamente, mas nada comparado do que estar com aquele gesso horrível), mas não tirou nada de dentro.
Eu não fiquei muito inchada e nem com muitos hematomas, somente no segundo/terceiro dia, que inchou bastantão. Depois de tirar o gesso, senti bastante dor, talvez pela anestesia já ter passado, pois além do comprimido e da anestesia geral, eu tomei uma local também (notei pois tinha uma casquinha bem pequenininha na ponta do meu nariz). Até hoje, ele é um tanto quanto sensível. Qualquer pancada que venha debaixo para cima, dói bastante, sinto dificuldade para franzir o nariz ainda, e fico com receio de mexer e machucar.
Ah, esqueci de dizer que no meio disso tudo, meu nariz escorreu bastante sangue, tinha que limpar SEMPRE, várias vezes, com soro, passar gaze, cotonetinho, etc para ajudar a respirar e evitar infecções. Os pontos internos também foram caindo sozinhos, e foi bem tranquilo.
Quanto ao resultado, foi excelente, eu respiro MUITO MUITO MUITO melhor, quanto a rinite e sinusite, nem se compara, é quase inexistente nos dias de hoje e a estética ficou perfeita <3 linda <3 sou muito muito muito grata ao trabalho do dr. Daniel que sabe-se lá como soube deixar do jeitinho que eu queria. ;3

É isso ai, quando eu tiver em casa, atualizo com as poucas fotos que tirei, pois estava tão traumatizada que nem queria me olhar no espelho com medo de ver um monstro.
Cya cya!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário